Emendar a cartela de anticoncepcional faz mal

Acredito que toda mulher, em alguma ocasião ficou menstruada “na hora errada”. Quando se tem uma viagem marcada para a praia, por exemplo, e você sabe que vai menstruar, dá um desânimo e um certo desespero. Muitas, nessas ocasiões recorrem à pílula anticoncepcional para retardar que ela desça. Se feito só muito de vez em quando, não traz consequências graves, mas isso não deve ser frequente. Entenda melhor.

O que pode acontecer se emendar a cartela?

Emendar uma cartela de anticoncepcional na outra pode desregular o ciclo e a intensidade do fluxo. A data da próxima menstruação pode alterar e não ser possível fazer um previsão. Também pode ocorrer um sangramento inesperado durante a segunda cartela, o que é chamado de escape. A mulher pode ficar inchada.

Melhor parar de tomar a pílula antes da hora ou emendar?

Parar de tomar a pílula antes da hora para forçar que a menstruação desça não é uma boa idéia, já que o organismo ainda não está preparado para menstruar. Nesse caso, ao invés de uma menstruação normal, ela pode durar muitos dias, além de não ser saudável.

Se emendar a cartela, o anticoncepcional perde o efeito?

O efeito anticoncepcional não é interrompido com o ato de emendar uma cartela na outra.

Como emendar duas cartelas corretamente?

A maneira mais correta é quando acabar uma, começar no dia seguinte a outra, e tomar até quando quiser segurar o sangramento. Quando quiser menstruar, pare de tomar e em dois ou três dias ela irá descer. Depois a segunda cartela deve ser descartada e no dia certo para iniciar a que seria a segunda, começa a tomar novamente uma cartela nova.

Riscos de emendar sempre duas cartelas

Essa é uma prática que não deve virar um hábito, já que assim o organismo estaria recebendo uma dose elevada de hormônios, o estrogênio e progesterona, o que em excesso pode causar alguns problemas como pressão alta, problemas com a coagulação sanguínea além de aumentar as chances de desenvolver mioma no útero e câncer na mama.

Medidas fixas para parar de menstruar

Existem medidas para não menstruar com o uso de anticoncepcionais compostos por progesterona, exclusivamente. Assim a mulher não menstrua com um tratamento próprio para isso. Mas é preciso falar com um ginecologista a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *